quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Uma gaiola mais confortável

Durante todos estes anos que crio porquinhos já usei de tudo como alojamento....caixas de madeira, caixas plásticas (aquelas de frutas), telas fixadas no chão, caixas de polionda e a temida gaiola. Sempre me informei sobre tudo o que era relacionado a eles, então sabia que a gaiola não seria uma opção mais confortável, teria que sempre ter descanso para os pés, evitar que eles tivessem contato com a grade para não correr o risco de se machucarem e principalmente ter espaço (isso é o mais difícil em gaiolas!!)
Atualmente tenho um viveiro grande, feito de alvenaria, com vários porquinhos, mas como fiquei com muitos filhotes que nasceram por aqui tive que voltar ao uso da gaiola para separar machos e fêmeas. Infelizmente nunca consegui deixar mais que dois machos por cercado (por motivo de brigas) e hoje em dia são 11 machos, todos separados uns dos outros.
Já usei todo tipo de forração e proteção na gaiola...jornal, feno, serragem, placas plásticas, madeira, tapetes, etc....e sempre variando pelo receio de ser desconfortável ou causar problemas de saúde.
Estou em processo de mudança por aqui para alojá-los melhor e finalmente transformei uma gaiola em um cercado mais confortável.
A grade foi colocada na parte de baixo (para não ter contato com as patinhas) e a chapa da gaiola em cima disso para dar sustentação. Como forração uso duas camadas de toalhas e por cima o soft. Nesta gaiola que tenho, existe uma “junção” no meio que fica saliente...então pra eles não se machucarem protegi com um pedaço de tecido (um lençol velho)...que tem servido até de travesseiro!
Como a gaiola não é muito espaçosa (0,90 cm x 0,50 cm), durante o dia eles revezam em um cercado externo (foto abaixo) com mais espaço e grama disponível.
O que recomendo: quem está pensando em ter um porquinho ou começando agora, NUNCA optem por criá-los em gaiolas. Gaiolas são mais caras e nunca deixam o porquinho confortável.
Esta foi uma alternativa que criei, mas lembrando que meus animais são soltos em um local maior durante o dia.
Uma ótima alternativa são os cercados de tela aramada. São simples de fazer, mais baratos e ótimos em relação a espaço, higiene e praticidade.

Gaiola pronta com os meninos dentro

andar de baixo
andar de cima






cercado externo



cercado onde solto os porquinhos durante o dia

Um comentário:

  1. Olá, vc mora onde? Gostaria de comprar um viveiro igual a esse dos seus porquinhos o de ferro. Vc tem o contato de quem fez? Meu e-mail moninhats@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir